VITAMINAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Top 6 Vitaminas para aumentar a imunidade

Em tempos de pandemia, buscar vitaminas para aumentar a imunidade é essencial. Além da Covid-19 deve-se prevenir doenças até para evitar a ida em hospitais que estão superlotados.

Sem poder tomar sol e sem poder sair para se exercitar, muitos ficaram tristes e acabaram criando transtornos de ansiedade e pânico.

Outros aproveitaram o tempo para estudar uma forma de aumentar a imunidade e pesquisaram e estudaram sobre vitaminas que podiam ajudar, nem que fosse pelo medo do Covid.

E ai muitos suplementos naturais, vitaminas e minerais vieram à tona nas rodas de conversa online. Alguns itens são amplamente conhecidos, como é o caso da Vitamina D.

Mas existe uma infinidade de substâncias naturais que podem (e devem) entrar no seu radar para melhorar a imunidade do seu organismo. Vamos ver algumas dessas vitaminas no decorrer do post.

Como melhorar seu sistema imunológico

Um complexo sistema de células forma o sistema imunológico. Seu papel é proteger seu corpo de doenças, tentando manter ele o mais saudável possível.

Ele trabalha diuturnamente para manter seu corpo livre de bactérias, vírus e parasitas, que podem causar infecções, doenças e até tumores.

Seu corpo já tem a capacidade de se proteger contra essas ameaças biológicas, mas não custa nada dar uma forcinha com hábitos simples no dia a dia.

Práticas que aumentam sua imunidade

Parece clichê, mas o básico deve ser feito diariamente…. ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e manter uma boa higiene (principalmente oral) é fundamental. Sem isso, nem pense em começar.

Sono Saudável

Dormir bem é necessário para recuperar as energias perdidas durante o dia. É nessa hora que seu corpo além de descansar, regula as funções imunológicas.

Dormir cerca de 8 horas por dia reduz seu cortisol (o hormônio do estresse) e faz com que seu corpo trabalhe melhor, reduzindo sua ansiedade. Você pode associar o óleo de prímula antes de dormir à sua dieta, caso esteja sofrendo com transtornos de ansiedade.

Check-up Anual

Realizar exames de rotina é importante para que você possa identificar deficiência de nutrientes e vitaminas ou enxergar com antecedência alguma doença.

Praticar exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios só traz benefícios para sua imunidade. Isso porque você adquire uma melhor capacidade respiratória, disposição e condicionamento físico.

Isso se reflete diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, pois as células do tipo Linfócito T são ativadas com o esforço.

 

mulher na natureza praticando exercícios

 

Controle do Estresse

Esse com certeza é o maior vilão do sistema imunológico. A resposta natural do organismo em momentos de ataque (que é a sensação do estresse) é produzir mais adrenalina, cortisol e norepinefrina.

Isso tudo derruba seu sistema imunológico, já que o “ataque” é apenas uma crise de ansiedade e seu corpo lutou contra ele mesmo.

Por isso é importante evitar focar nessas dicas:

  • Tenha uma alimentação e equilibrada;
  • Priorize suas noites de sono;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Tenha um hobby;
  • Reserve momentos com a família e amigos;
  • Pratique meditação;
  • Foque na sua respiração.

Esqueça o cigarro e cuidado com a bebida

O tabagismo comprovadamente é um péssimo hábito para uma boa saúde. É incrível como em pleno século XXI e com tanto acesso à informação um adolescente ainda entre numa roubada desse tipo.

A nicotina e outras centenas de substâncias ruins presentes no cigarro reduzem os macrófagos, células importantes do nosso sistema imunológico.

Podemos dizer o mesmo das bebidas, destiladas ou não. Se vai consumir álcool, que seja com moderação e esporadicamente.

Veja aqui o Top 6: Vitaminas para aumentar a imunidade

O que devemos evitar todo mundo sabe, não é mesmo? É uma pena que ninguém faz. Mas e o que devemos consumir para melhorar? Isso com certeza, poucas pessoas sabem.

Por isso, fizemos uma lista com as principais substâncias para fortalecer sua imunidade:

1 Vitaminas A, B, C, E

Presentes em frutas, verduras e legumes, as vitaminas básicas são indicadas para o fortalecimento do sistema imunológico. Muitas tem ação antioxidante, que evitam o envelhecimento das celular.

2 Vitamina D

Só tem 2 formas de ter vitamina D. Tomando sol ou suplementando. Se for pela opção número 1, o ideal é que tome de 15 a 30 minutos de sol entre 11h e 15h, de preferência com pouca roupa.

Como isso é praticamente impossível para a grande maioria das pessoas, você pode suplementar a vitamina D através de cápsulas ou gotas.

A vitamina D é extremamente indicada por médicos como vitamina para aumentar a imunidade.

3 Magnésio

Pouca gente sabe, mas esse mineral é o responsável pela vida no planeta. Praticamente tudo o que existe tem magnésio. No seu corpo, ele está presente em músculos, ossos e no interior da célula, tanto que ele é responsável pela ATP que é a produção energética celular.

Como o Brasil é um país pobre em magnésio (ele é mais encontrado perto a solos vulcânicos), nossos alimentos e organismos é igualmente deficiente. Por isso é recomendado a suplementação do mineral. O mais biodisponível é o magnésio dimalato.

Por ser um mineral, o corpo tem dificuldade de absorvê-lo e na forma de dimalato, o magnésio tem uma absorção maior pois ele é quelado (se ligam a agentes quelantes, tais como aminoácidos, peptídeos, polissacarídeos complexos e ácido etileno-minotetraacético EDTA¹) a outro componente orgânico, o ácido málico.

4 Zinco

Outro mineral importante é o Zinco. Presente em ostras, carne vermelha, de fígado ou castanhas, ele é outro importante aliado na luta pela imunidade.

5 Ômega 3

Essa “gordura do bem” é conhecida por estimular o sistema nervoso e imunológico, já que é um ácido graxo essencial para a saúde, principalmente a cardiovascular.

O ômega 3 está presente em salmão, atum, sardinha e outros peixes de águas geladas. Se não tem certeza da procedência do peixe, procure suplementar via cápsulas.

6 Cúrcuma

O açafrão da terra ou a cúrcuma é uma planta da família do gengibre. É altamente antioxidante e além de estimular seu metabolismo, atua diretamente no aumento da sua imunidade.

A raiz seca em forma de pó é amplamente utilizada como tempero de alimentos ou corante culinário.

Considerações Finais

O organismo humano é complexo e precisa de cuidados constantes. É como uma máquina que precisa de manutenção para trabalhar certinha e ter longevidade sem apresentar defeitos.

É possível melhorar seu sistema imunológico por meio de alimentos adequados e hábitos saudáveis.

Entendeu a importância de manter uma ingestão adequada de alimentos, vitaminas e minerais? Seu sistema imunológico agradece!

Scroll to top