ferramentas-para-eletricista

Ferramentas de eletricista: quais as principais?

Você conhece todas as ferramentas de eletricista? Provavelmente se chegou até aqui através desta pergunta é porque não faz ideia. Mas não há motivo para pânico!

A profissão de eletricista precisa definitivamente de uma série de ferramentas que facilitam o seu trabalho. Mais do que facilitam, elas tornam o trabalho do eletricista realmente possível.

Afinal de contas, não é seguro por exemplo tentar descascar o fio com os dentes. Por mais que pareça absurdo, isto mostra que as ferramentas de trabalho para um eletricista são muito mais do que utensílios.

As ferramentas do eletricista em geral servirão como uma proteção para que o profissional não corra riscos graves. É importante entender exatamente quais são as principais e para que cada uma delas serve.

Lembrando que existem aquelas de propósitos mais gerais, e as bastante específicas. Então aqui trataremos só daquelas que realmente são imprescindíveis para o trabalho, ok?

Vamos dar uma espiada?

Quais as principais ferramentas de eletricistas?

Antes de mais nada eu gostaria de lembrar que este não é um guia para você escolher marcas necessariamente. Mas é importante lembrar que ferramentas falsificadas, muito baratas e de acabamento ruim podem ser um problema terrível para o profissional.

O ideal é sempre ir atrás daquelas que são as lideres de mercado. Assim é possível ter uma ferramenta muito mais confiável, segura e que te irá acompanhar durante toda a vida profissional. Seu preço ligeiramente elevado será compensado com um custo benefício realmente incomparável.

Dito isto vamos à lista!

1 – Alicates

Ao fazer um curso de eletricista industrial em sp, que é definitivamente uma das melhores maneiras de começar com um trabalho realmente produtivo e lucrativo, você irá ser apresentado a uma das ferramentas mais tradicionais dos profissionais da área.

O alicate é realmente versátil, e se torna indispensável para quem deseja ter bons resultados. Em geral ele é utilizado para segurar algo, ou então para cortar. A principal aplicação para um eletricista é realmente descascar fios, já que eles virão encapados por um plástico ou outro produto isolante.

Existem alicates normais, aqueles mais quadrados que possuem parte para apertar e parte para cortar, semelhante a uma guilhotina. Entretanto existem aqueles de uso mais específico, como o alicate de bico e de corte. Esses são utilizados em conjunto, tendo uma aplicação mais precisa.

Já o alicate descascador de fios exerce a função do seu nome, e é exatamente o que se precisa para ter um bom resultado em geral. Porém esta é sua única função.

2 – Conjunto de Solda

O conjunto de solda pode ser definido basicamente como um ferro de solda e um fio de estanho. Sua utilidade é basicamente unir fios trançados, que são compostos de fios muito pequenos.

Quando você solda um fio trançado ele não se dispersa e também pode se unir a outro. Muito utilizado para dar segurança a conexões. Entretanto é necessário ter cuidado, pois o estanho possui um ponto de derretimento muito baixo, no caso ele irá derreter se o fio aquecer muito.

Não estou falando de aquecimento em temperatura ambiente, mas por conta do efeito joule, que muitas vezes pode fazer até fios normais ficarem incandescentes. Caso algum fio se derreta, é necessário tomar cuidado para que não haja perigo de causar algum curto-circuito.

3 – EPIs

Das ferramentas de eletricista, os EPIs são parte crucial. Esta é a sigla para Equipamento de Proteção Individual. E como o próprio nome já diz, eles são feitos para proteger a pessoa que os usa de possíveis acidentes.

Os mais comuns para este tipo de trabalho são as luvas, capacete de proteção, óculos de proteção e botas isolantes.

As luvas precisam ser de um material isolante, e obviamente evitarão que a pessoa tome algum tipo de choque. A ideia é que ela seja também de um material resistente, pois pode facilmente ser perfurada por um fio fino e rígido.

Já os óculos de proteção são para evitar que alguma substância atinja o olho, fazendo que você perca o equilíbrio ou algo semelhante. Este é um trabalho que precisa ser feito de olhos bem abertos, senão algo pode dar errado.

As botas isolantes nem sempre conseguem impedir um choque, mas definitivamente amenizam a situação. Além de ajudar a pessoa a ter uma presença mais firme, evitando se escorregar.

O capacete pode evitar que coisas caiam na sua cabeça causando um grande estrago. Muito comum para eletricistas em obras. Mas acredite, existem casos em que o profissional acaba por infelizmente tocar a cabeça em algum fio ou cabo desencapado. Então ele também tem uma função isolante.

Lembrando que nunca se deve manusear um fio de maneira imprudente só porque está com equipamentos de proteção. Eletricidade não é brincadeira e os danos podem ser sérios.

4 – Multímetro

O multímetro é sem dúvida um ponto importante. Afinal de contas a energia não pode ser medida com a vista ou com o tato.

Então o multímetro servirá para medir todas as grandezas envolvidas no mundo da eletricidade. Claro, hoje em dia a minha recomendação é utilizar um multímetro digital. Assim você terá mais qualidade nas medições e poderá fazer um trabalho mais seguro e preciso.

Lembrando que existem os cabos de prova que vêm com o aparelho, mas você pode criar outros adaptados e utilizar para suas necessidades. O mais famoso é o cabo banana jacaré. Ele permite a fixação no fio, deixando suas mãos livres.

Ferramentas de eletricistas também precisam ser usadas para medição.

curso-de-eletricista-online

Indicações de marcas de ferramentas de eletricistas

Existem muitas marcas disponíveis no mercado hoje em dia. Principalmente depois da abertura do mercado asiático no final dos anos 80.

Então para encontrar os melhores produtos é sempre bom pegar indicações com outros profissionais. Assim você estará mais seguro em relação à escolha.

Minhas marcas preferidas são:

  • Noll
  • Mothers
  • Tramontina
  • Minipa
  • Stanley
  • Belzer
  • Vonder

Claro, você pode pesquisar e encontrar outras, não tem problema. Entretanto essas são as que na minha vivência se mostraram as principais.

Então é isso, espero que este guia tenha sido útil para você. Qualquer pergunta estou à disposição para te orientar, ok?

Até a próxima!

Scroll to top