comandos elétricos

Comandos Elétricos: o que são e como usá-los!

Comandos Elétricos: O que são, Como usá-los e Sua importância

 

Hoje, o eletricista que quiser ganhar muito dinheiro precisa se qualificar, fazendo um bom curso de Eletricista Industrial e saber tudo sobre Comandos Elétricos.

Automação já é a “febre” do momento em todas as áreas. Na elétrica não é diferente. 

Se você tem conhecimentos, mesmos que básicos, em eletricidade, aproveite o momento e faça um bom curso que  aborde o tema.

Veja, no mundo da eletricidade, comandos elétricos e acionamentos elétricos é uma parte fundamental que lida com projetos de circuitos elétricos para o acionamento e controle de máquinas elétricas.

Aprendendo a trabalhar com Comandos Elétricos, você  vai poder projetar e instalar os principais dispositivos de comando e acionamento de equipamentos.

Vai ainda saber quais as normas e regulamentos de segurança que se aplicam e como utilizá-las corretamente para garantir a segurança nas instalações que vai fazer.

Hoje em dia, sem esse conhecimento o eletricista não consegue progredir na carreira. Pense em qualquer sistema elétrico, residencial, comercial ou industrial, os Comandos Elétricos estarão presentes.

  Continue lendo e você vai aprender tudo sobre Comandos Elétricos e como usá-los para potencializar sua carreira. 

 

O que são Comandos Elétricos?


Esses sistemas são muito utilizados em uma variedade de aplicações, incluindo manufatura, transporte, automação predial e muitas outras.

 

Um sistema de comando elétrico normalmente consiste   em uma unidade de controle central, que recebe sinais de entrada de vários sensores ou interruptores e envia sinais de saída para controlar a operação de motores, válvulas, bombas e outros dispositivos.

 

Os sinais de entrada podem ser digitais ou analógicos, e os sinais de saída podem ser usados para ligar ou desligar dispositivos, ajustar sua velocidade ou direção ou alterar outras funções operacionais.

 

Os sistemas de comando elétrico podem ser simples ou complexos, dependendo da aplicação e do nível de automação a ser utilizado.

 

Alguns sistemas usam interruptores ou temporizadores simples (ligar/desligar), enquanto outros podem usar programação mais sofisticada para otimizar a operação de máquinas ou processos mais complicados.

 

É fundamental garantir que esses sistemas sejam instalados, mantidos e operados adequadamente para garantir uma operação segura e eficiente.

Automação: os Comandos elétricos são o coração do futuro 

 

Não dá para falar em automação sem falar em Comandos elétricos. São eles que comandam todo o processo.

 

E a automação veio para ficar, não tenham dúvida. É uma tendência mundial e que está se tornando uma verdadeira febre também no Brasil.

 

  Quase metade das empresas esperam que a automação leve a algum tipo de eliminação de postos de trabalhos já nos próximos anos.

 

Então isso é preocupante? Não necessariamente. Quem se preparar estará diante de uma verdadeira oportunidade de crescimento. A expectativa para o futuro dos empregos ainda é positiva.

 

Essa integração de trabalho entre máquinas e humanos vai gerar 133 milhões de empregos em todo mundo, especialmente de profissionais que fazem instalação e manutenção de sistemas de automação.

 

Os dados são do relatório The Future of Jobs (O Futuro dos Empregos), publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial.

 

  A automação nas empresas

 

Robôs, esteiras, máquinas, linhas de produção, é  praticamente impossível pensar em uma empresa sem esses elementos nos dias de hoje.

 

Certo, mas, como está a automatização das empresas no Brasil atualmente? Bem, um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que dos 24 setores produtivos da  indústria  no  Brasil, 14  possuem alguma deficiência ou não adotaram  ainda  tecnologias digitais e automatizadas.

 

Segundo o IBGE, estes 14 setores representam cerca de 40% da produção industrial do Brasil. Portanto, pouco mais

metade de tudo que é gerado no país ainda vem de indústrias que não adotaram a automação.

 

É só ligar os pontos para perceber o tamanho do mercado que ainda está por se abrir para profissionais que trabalhem com Comandos Elétricos e automação.

 

A Importância de Comandos Elétricos em Linha de Produção

 

Quando se fala em linha de produção imaginamos fábricas cheias de robôs cortando, soldando, transportando, pintando e montando. Mas como isso é possível?

 

Toda linha de produção automatizada tem um comando elétrico guiando as esteiras, robôs, sistemas e máquinas em algumas partes ou todo um processo de produção.

 

Não dá mais para imaginar, nos dias de hoje, uma empresa sem essa modernidade, capaz de acionar um ou dezenas de processos ao mesmo tempo.

 

Já é possível afirmar que comandos elétricos deixaram de ser simplesmente uma especialização da área industrial. O profissional que não souber trabalhar com eles estará definitivamente fora do mercado de trabalho crescente em residências e comércios.

 

   E as residências?

 

Mas não é só nas indústrias e grandes comércios que estão estas incríveis oportunidades de trabalho.

 

Estudos mostram que cerca de 300 mil residências no Brasil já possuem equipamentos de automação. E a tendência é de aumento gradativo nos próximos anos. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE) mostrou um grande retrato sobre o setor no país.

Esse levantamento mostra que, com a alta tecnologia e a entrada de novos fabricantes e produtos, a estimativa de crescimento médio para o mercado de automação é de 22%

ao ano até 2025, podendo atingir investimentos de cerca de US$ 3,1 bilhões.

A automação chegou com tudo nas casas e apartamentos, podendo ser do tipo cabeada ou wireless (sem fio) veja em que áreas ela é mais comum:

 

Sistemas de Iluminação: Aqui você controla qualquer lâmpada da casa a qualquer hora e de forma prática e econômica. É o fim da incerteza se você apagou todas as luzes ao sair de casa ou não, e, ao mesmo tempo, acendê-las à distância por questão de segurança.

Sistemas de Som: É possível controlar equipamentos de som espalhados pela casa usando um controle único e mesmo o celular. Vale também para os populares Home Theaters.

Sistemas de Ar-condicionado: Com o sistema de automação da climatização você pode ligar e desligar remotamente não só aparelhos de ar-condicionado, mas também ventiladores de teto.

Dá para acionar a rua e chegar em casa na temperatura que deseja, assim como se certificar que não saiu de casa e deixou nada ligado, aumentando a economia de energia.

Detectores de presença: Instalados principalmente em portas e janelas, aumentam o nível de segurança, ajudando a prevenir arrombamentos e invasões.

Fechadura inteligentes: “Será que eu tranquei todas as portas ao sair de casa?” Quem nunca se fez essa pergunta quando já está bem longe de casa?

As fechaduras inteligentes (Smart Locks) acabam com esse problema, assim como as famosas perdas e esquecimentos de chaves.

 

A automação é o futuro, mas o que isso tem a ver com Comandos Elétricos?

 

Simplesmente um não existe sem o outro. Por isso o profissional que vai entrar nessa área tem que ser um especialista em Comandos Elétricos.

 

Vamos entrar em uma área um pouco mais técnica, assim quando você estiver fazendo o curso já terá algum conhecimento.

 

Como dissemos, os comandos servem para acionar máquinas e equipamentos. Para isso se dividem em circuitos com diferentes desenhos e finalidades. Vamos ver alguns exemplos desses circuitos:

  • Circuito de cargas

Estes são divididos entre monofásicos (uma fase), bifásicos (duas fases) ou trifásicos (três fases). Eles é que vão determinar a potência total, dependendo das cargas elétricas utilizadas.

 

É extremamente importante, pois é nele que vai passar a maior quantidade de corrente elétrica.

  • Circuito de comandos

Estes são responsáveis pelo controle de tudo. Tudo deve ser muito bem sinalizado para maior praticidade e segurança.

Nos circuitos de comando nós vamos encontrar os dispositivos de acionamento. É através de uma combinação precisa de elementos que este circuito irá acionar todas as máquinas.

 

E, ao contrário do que ressaltamos nos circuitos de carga, é nos circuitos de comandos que vai passar a menor quantidade de corrente elétrica.

 

Como se aciona o Comando Elétrico?

 

Os principais comandos elétricos podem ser acionados de forma convencional ou eletrônica.

 

Na forma convencional são utilizados dispositivos eletromecânicos para dar partida no motor, como os contatores.

 

Já no segundo caso, como o nome aponta, são utilizados dispositivos eletrônicos que fazem o acionamento do motor, como por exemplo, inversores de frequência.

 

Mas isso é só o acionamento, quando se fala de parte elétrica, precisamos de profissionais qualificados e dispositivos que garantam a segurança dos equipamentos.

 

Para prevenir alterações na tensão, curtos-circuitos ou mudança de intensidade na corrente elétrica e evitar que eles sejam danificados, existem os fusíveis, disjuntores e relés.

 

Principais componentes usados em comandos elétricos  

 

É muito importante você entender e se familiarizar com os nomes e funções dos componentes dos Comandos Elétricos. Veja:

 

Botoeiras: Os botões de comando ligam e desligam os circuitos. As mais comuns possuem contatos do tipo

normalmente aberto (NA) e normalmente fechado (NF) permitindo diversas configurações.

 

Para facilitar o entendimento, essas botoeiras possuem cores definidas de acordo com a sua função.

 

Sinalizadores: Eles servem para sinalizar (como o próprio nome diz) ao operador qualquer situação que precise de atenção. Podem ser luminosos ou sonoros. Assim como as botoeiras, os sinalizadores são identificados por cores.

 

Relés: São interruptores eletromecânicos. Quando uma corrente circula pela bobina, gera um campo eletromagnético que acaba atraindo uma série de contatos. Estes contatos fecham ou abrem os circuitos.

 

Contator: Também um dispositivo eletromecânico, dá para dizer que é o principal elemento em comandos elétricos.

 

Sua função é controlar a passagem de altas correntes. Ele também possui as configurações NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado), que variam de acordo com o fabricante e objetivo de seu funcionamento.

 

Fusíveis: Velhos conhecidos, servem para proteger o circuito que está instalado contra curtos-circuitos.

 

Disjuntores: Também são, como os fusíveis, dispositivos de proteção, desarmando em caso de grandes variações de carga.

Esteja antenado com o presente e o futuro, seja um especialista em Comandos Elétricos!

 

A Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE), fez uma pesquisa e descobriu que 78% dos brasileiros pretendem adquirir algum tipo de equipamento de automação residencial.

 

Imagine o potencial de ganhos nessa área… procure logo um ótimo curso,  especialize-se em  Comandos  Elétricos  e não fique de fora dessa excelente oportunidade de grandes lucros!

Image by upklyak on Freepik