Ronco: o que fazer para parar

porTamires Silva de Oliveira

Ronco: o que fazer para parar

Inúmeras pessoas sentem-se perturbadas ou até mesmo envergonhadas por descobrirem que ressonam. Outras dizem desconhecer ter o problema. Porém, por qual razão alguns indivíduos ressonam? Isto acontece quando o ar flui pela garganta quando se respira no momento do adormecimento. Este movimento faz com que os tecidos frouxos da garganta tremam e promovam os ruídos dos roncos severos e, vez ou outra, desagradáveis.

O ronco pode parar o sono do próprio indíviduo que apresenta esse incoveniente ou o de quem divide com ele a mesma cama e o mesmo quarto. Ainda que o fato de um indivíduo ressonar não perturbe nenhuma pessoa, esta não é uma condição para ser ignorada. De fato, o ronco consegue ser um indício de um problema de saúde grave, entre eles apneia obstrutiva do sono (vias aéreas obstruídas), excesso de peso, complicação com a estrutura da boca, nariz ou garganta, além da privação de sono.

Em outros casos, o ressono é capaz de ser provocado simplesmente pela postura em que o indivíduo opta para deitar, como de costas, por exemplo, ou pela ingestão demasiada de bebidas alcoólicas, horas antes de ir se deitar.

Tratamentos contra o ronco

Ronco: o que fazer para parar Corpo Humano Saúde  roncar   Em alguns acontecimentos de ressono, é extremamente fundamental procurar ajuda de um perito para ter o tratamento mais indicado. Contudo, vários deles possuem como motivo fatores simples que são capazes de serem tratados rapidamente.

O abuso de peso é um fator que pode ocasionar o ressono, por isso, o ideal é emagrecer. Dessa forma, a quantidade de tecido na garganta que pode estar causando o ronco irá diminuir. Para emagrecer é essencial diminuir a ingestão de gordura diária, consumindo porções pequenas e ampliando a quantia de alimentos benfazejos. É importante, inclusive, praticar exercícios constantemente.

Pare de roncar repousando na posição certa

Adotar a postura correta para adormecer pode ser a maneira definitiva para os ressonos. Deitar de costas às vezes faz com que a língua se mova para a parte posterior da garganta, o que impede parte da passagem do curso de ar. Deitar de lado consegue ser tudo o que quem ronca precisa fazer para proporcionar que o ar flua facilmente.

Utilize tiras nasais e não ronque novamente

As tiras para o nariz adesivas são capazes de ser utilizadas no nariz para ajudar a aumentar o espaço da passagem nasal. Isso é capaz de tornar a respiração mais efetiva e reduzir ou acabar com o ronco. Um dilatador nasal, o qual é uma fita adesiva, empregada acima do nariz entre as ventas, pode minimizar a resistência do fluxo de ar, deixando a respiração mais simples.

Ronco x alergia

Ronco: o que fazer para parar Corpo Humano Saúde  roncar   As alergias podem restringir a passagem de ar que cruza o nariz, o que obriga o indivíduo com alergia a respirar pela via oral. Isto aumenta a probabilidade de ressonar. À vista disso, o melhor é consultar um especialista a respeito do tipo de tratamento a ser usado para reduzir ou acabar de uma vez por todas com o inconveniente.

Desvio de septo produz roncos

Algumas pessoas nascem com algum traço de deformidade nasal ou têm alguma que tem como consequência o desvio do septo nasal. Este é o desalinhamento da parede que divide todos os lados nasais, o que delimita a passagem do fluxo de ar, causando a respiração bucal no momento do sono e, consequentemente, o roncar. Pode ser necessário fazer uma cirurgia para endireitar a lesão, contudo é fundamental consultar um profissional.

Álcool antes de dormir gera o ronco

A bebida alcoólica é capaz de afrouxar a musculatura da garganta, levando ao ronco. Em razão disso é fundamental diminuir ou não consumir alguma bebida alcoólica antes de ir descansar. Tentar não ingerir bebida alcoólica durante, no mínimo, 2 horas antes da hora de ir para cama pode ser uma saída para acabar de uma vez por todas com o ronco. O fumo inclusive não é um costume sadio e ele pode piorar o ronco. Adormecer de 7 a 8 horas de sono a cada noite também é aconselhável a quem ronca como preventivo.

Aparelho oral contribui para parar de roncar

Aparelhos orais podem colaborar a conservar as vias aéreas abertas, deixando o respirar mais simples, evitando o ronco. Para ter um desses equipamentos, é importante consultar um cirurgião-dentista.

Sobre o Autor

Tamires Silva de Oliveira editor

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.