Os melhores benefícios da Yoga

porTamires Silva de Oliveira

Os melhores benefícios da Yoga

Um novo estudo indica que aquelas pessoas que fazem Yoga há muito tempo têm a possibilidade de ter um melhor desenvolvimento intelectivo na velhice com relação às demais. Dependendo do trabalho, a prática desta tarefa a longo prazo poderia modificar a estrutura cerebral a ponto de preservar contra o declínio cognitivo e a diminuição de memória em pessoas idosas, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, definidas como yoginis.

Os estudiosos descobriram que as yoginis idosas possuem maior espessura do córtex pré-frontal esquerdo, nas regiões do cerébro relacionadas a funções cerebrais como atenção e memória.

Os melhores benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a forma do cérebro variam à proporção que envelhecemos, o que muitas vezes leva ao declínio intelectivo, incluindo memória e atenção prejudicadas. Uma destas mudanças cerebrais é amplamente atribuída ao córtex cerebral, que torna-se mais fino, o que os cientistas demonstraram que está correlacionado com o declínio mental. Observadores envolvidos na análise elucidaram que, precisamente como nossa musculatura, o cérebro desenvolve-se mediante o treinamento. Como qualquer atividade contemplativa, a Yoga possui um elemento intelectual em que a atenção e a concentração são consideráveis.

Os estudiosos almejavam analisar se os praticantes de Yoga a extenso prazo tinham diferenças em termos de estrutura cerebral comparando-se com pessoas mais velhas saudáveis que jamais realizaram a Yoga. Para o exame, eles reuniram um pequeno time de yoginis que havia praticado Yoga ao menos duas vezes por semana no decorrer de um mínimo de oito anos, embora o grupo tivesse uma média de mais ou menos 15 anos de prática.

Eles, então, compararam as yoginis com outro grupo de mulheres sadias que jamais praticaram Yoga ou práticas de contemplação ou meditação, mas apresentaram os mesmos níveis de atividade física, alusivas à mesma faixa etária (por volta de sessenta anos).

A equipe investigou os cérebros dos membros usando ressonância magnética para observar se existia alguma distinção nos cérebros. Os especialistas acharam maior espessura no córtex pré-frontal esquerdo nos yoginis, nas áreas do cérebro vinculadas a funções mentais como atenção e memória.

Baixa de memória na velhice é habitual, enquanto a exercitação física e as práticas contemplativas podem ajudar a melhorá-la, tal como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que preservam seu cérebro de radicais livres insalubres, são capazes de ajudar extraordinariamente na preservação da memória.

Aqui encontram-se alguns alimentos que são capazes de fazer maravilhas em favor de sua memória e pelo seu desenvolvimento mental como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, observada nas frutas cítricas, está relacionada à rapidez cerebral, ao passo que a Vitamina B ajuda contra o enfraquecimento cerebral e o comprometimento intelectivo relativo à idade. Vista em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e no ovo.

Nozes e Sementes: um punhado de sementes e nozes são capazes de ajudar a aprimorar consideravelmente a sua potencialidade cognitiva. As sementes de abóbora são abarrotadas de zinco que desempenham um papel essencial na restauração de sua memória. As nozes são uma boa fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes relevantes para o funcionamento do cérebro e aptidões de memória. As sementes de girassol são ótimas fontes de vitamina.

Os melhores benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão cobertos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são extremamente importantes para o crescimento de células cerebrais. A vitamina K é conhecida por ser útil no melhoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta mental.

Abacates: Beneficiados com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que colaboram a conservar o cérebro saudável e concentrado. Os abacates também estão associados com a redução do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma excelente fonte de licopeno que auxilia contra a atrofia de células do cérebro e auxilia na preservação e produção de novas células do cérebro.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são conhecidos como o poder da energia e auxiliam você a se concentrar adequadamente. Ao ingerir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a operar satisfatoriamente, mantendo-nos alertas.

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Tamires Silva de Oliveira editor

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