Descubra como limpar frutas e vegetais

porTamires Silva de Oliveira

Descubra como limpar frutas e vegetais

Descubra como limpar frutas e vegetais

Ingerir uma alimentação diversificada, abrangendo muitas frutas e verduras, está entre as chaves da perfeita saúde. Em contrapartida, com o intuito de se manter bem, é inclusive essencial certificar-se de que o produto que você come é limpo. Uma maneira de fazer isso é confirmar que as frutas ou verduras que você compra tenham sido convenientemente lavadas antes de descascá-las, cortar, ingerir ou cozinhar todas elas.

Como as frutas e os vegetais contaminam-se

Descubra como limpar frutas e vegetais Nutrição Saúde  vegetais frutas   Ainda que a maior parcela dos consumidores saiba que os alimentos derivados da carne tem de ser apropriadamente tratados para evitar a disseminação de moléstias, muitos não entendem que frutas e verduras podem provocar também prejuízos à saúde caso não sejam manuseados e armazenados de maneira adequada.

Ano após ano, frutas e vegetais infectados têm sido responsáveis por muitos surtos de enfermidades transmitidas por esses produtos. Muitas das formas pelas quais as frutas e verduras podem se contaminar incluem: substâncias desfavoráveis presentes no solo ou na água no decorrer da etapa de crescimento do vegetal; higiene ruim entre trabalhadores durante a colheita, embalagem e transportação.

De que modo lavar frutas e vegetais

Principie escolhendo o produto sem amassado, bolor ou indícios de danos. Se você está comprando itens industrializados, confira se eles foram refrigerados ou congelados no hipermercado. Em seguida, em sua moradia, conserve as frutas e verduras que podem estragar no refrigerador até estar apto para usá-los.

Higienize suas mãos por vinte segundos com sabão e água quente antes e depois de manejar produtos frescos. Utilize uma faca afiada para cortar toda área danificada ou ferida da fruta ou verdura. Limpe o alimento antes de descascar. Dessa maneira, os contaminantes não irão ser transferidos da sua faca para eles. Preserve as frutas ou verduras sob água da torneira, esfregando-as calmamente enquanto você a molha.

Para itens com cascas grossas, como melões e abóboras, use uma escova limpa para esfregar a superfície à medida que você enxaguar. Produtos com superfícies irregulares, como couve-flor e brócolis, precisam ser embebidos de um a dois minutos em água fria para remover contaminantes. Use um pano higienizado ou uma toalha de papel para enxugar o produto antes de usá-lo.

Como limpar verduras de salada

Descubra como limpar frutas e vegetais Nutrição Saúde  vegetais frutas   Saladas verdes exigem atenção especial. Inicialmente, jogue fora as folhas exteriores murchas. Depois, prepare e lave as folhas verdes de acordo com o indicado para cada estilo. Para as alfaces frondosas, como a folha de verde ou roxa e a americana, remova e rejeite a borda da raiz. Isole folhas e as conserve sob água corrente fria para retirar toda impureza.

Para folhas verdes de tamanho menor, como espinafre e rúcula, coloque-as em uma vasilha ou uma pia higienizada adornada com água gelada por cerca de trinta segundos. Remova as folhas e agite suavemente para deixar a impureza e os demais resíduos caírem na água. Refaça o procedimento, se preciso.

Dicas: Nunca utilize sabonete ou detergentes ao lavar o alimento. Você não tem necessidade de procurar uma alternativa especial para higienizar frutas e vegetais. Água fresca e corrente é o satisfatório. Lave todos os produtos antes de usar, ainda que você vá cortá-los-los. Toda sujeira e bactérias no lado de fora de produtos não limpos são passadas da faca para as frutas ou verduras.

Inclusive frutas e vegetais orgânicos, bem como os produzidos a partir de sua própria horta ou adquiridos de plantadores locais, têm que ser bastante lavados.

Sobre o Autor

Tamires Silva de Oliveira editor

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.