Não pise na grama! O mato da praia está em extinção

 jundu.jpgDias desses, estava caminhando pela praia de Maresias, litoral de São Paulo, quando vi uma placa. A curiosa foi checar o que estava escrito. Ela alertava que o Jundú, aquele "mato" rasteiro das praias, estava em extinção. Desse modo: 1) descobri o nome do matinho; 2) caiu a ficha.

junduflor.jpg Veio na minha cabeça, como um relâmpago, as praias do litoral sul da Bahia. Elas eram forradas por esse mato. Eram quilômetros de Jundú acompanhando-as. Nele, lá naquela delícia de estado, vi lagartos e caranguejos se esconderem. Em seguida, meu cérebro me levou para as dunas de Florianópolis (SC). Em uma das mais altas, uma florzinha roxa ornamentava o Jundú – foto ao lado.

Alguém, recentemente, viu Jundú em Ipanema, em Copacabana, na Pitangueiras (Guarujá) ou na Praia Grande (cidade do estado de São Paulo)? Eu que não. O Jundú cedeu lugar aos calçadões, shoppings, barracas de praia ou seja lá o que for. Pô, praia que é praia limpa tem que ter Jundú. As usadas como exemplo não seriam mais bonitas com a mata rasteira?

Pesquisando mais sobre o assunto, verifiquei que o Jundú não é uma espécie. Trata-se de uma mata formada por gramínias e arbustos que "seguram" os grãos de areia na beira da praia. Assim, o Jundú faz parte da biodiversidade da Zona Costeira e, ainda, a protege. Além de dar, para qualquer praia, um ar mais selvagem. Adoro.

Obs.: Não tirei foto da placa porque estava sem máquina e celular.

1 comentário

Compartilhar!

One Response to Não pise na grama! O mato da praia está em extinção

  1. Dona M. disse:

    Enfim descobri o nome (se não da espécie, pelo menos da mata) que estava me deixando curiosa. Quando fui à Barra do Jucu (ES), a praia era recoberta por essas plantas e ninguém soube informar o nome.
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes