Minha horta ainda volta a ficar assim…

Que lindas! Só precisam de sol, água e carinho…

Quem mora em apartamento e quer ter uma horta, não deve desanimar! Minha hortinha não resistiu à mudança de apartamento, mas vou recomeçar tudo outra vez! Descobri que o problema era a falta de sol, já que não tenho mais varanda e os vasos e jardineiras que sobraram da mudança, foram para a área de serviço. Tenho de mudá-los de lugar, de acordo com a posição do sol.

Para quem mora sozinho, ter apenas uma verdura ou uma erva fresca na hora de cozinhar, sem precisar fazer uma feira inteira, é essencial uma hortinha em jardineiras ou em vasos pequenos.  É fácil  transformar uma varanda ou a área de serviço em uma verdadeira horta. É possível ter de tudo: manjericão, hortelã, pimenta, coentro, tomilho, salsinha, cebolinha, alface, tomatinho-cereja e o que mais seu paladar preferir.

Quer fazer sua horta?

  • Primeiro arrume vasos ou jardineiras de tamanho suficiente para a erva crescer. Faça furos  no fundo para escoar o excesso de água. Compre as mudinhas em lojas de plantas, ou as sementes, se tiver paciência para esperar que cresçam.
  • Coloque, no fundo dos vasos e jardineiras, argila expandida, que são umas pedrinhas que ajudam a fazer a drenagem da planta,  ou caquinhos de telha. Cubra com um pedaço de manta de bidim para manter a umidade. E por cima, coloque o substrato orgânico – a terra preta adubada, já comprada pronta.
  • Em seguida, acomode as mudas de duas a duas. Tome cuidado para não destruir os torrões de terra. Evite misturar as  mudas de hortelã porque se expandem muito. Complete com mais terra, com uma leve batidinha, sem pressionar muito a raiz.  Usar o restante da argila ou pedriscos sobre a terra para enfeitar.
  • Depois é só aguar, de preferência pela manhã, sem encharcar as raízes. Colocar os vasos em um local em que bata sol da manhã, por pelo menos umas 4 horas diárias. Adube uma vez por mês (as cascas de legumes e frutas são o melhor adubo que existe). Se aparecer pragas, usar inseticida natural.

Na hora de colher, corte com cuidado, sem arrancar  a erva, para que ela rebrote mais vezes. Assim, você terá sempre hortaliças orgânicas  fresquinhas e sem agrotóxicos que deixam a comida muito mais saborosa. Na hora de tomar um chá ou temperar sua comidinha, é super gratificante ir lá na hortinha e tirar com carinho o que precisa.

Agora você já sabe fazer a sua horta em casa. Experimente!

imagem: daqui
2009 Sturm und drang! | Denise Rangel| Direitos reservados



Minha horta ainda volta a ficar assim…
Similar Posts:




2 comentários

Compartilhar!

2 Responses to Minha horta ainda volta a ficar assim…

  1. Ruama disse:

    Ola,

    Adorei as dicas! Mas ainda me pergunto como lidar com a necessidade de sol. Eu tenho planos de montar uma jardineira suspensa na parede da minha cozinha, onde me resta algum espaco e iluminacao. Mas penso que se o contato direto com o sol for necessario, nao vou conseguir manter…

    Se tiver alguma dica, vou adorar saber! Obrigada!

  2. denise disse:

    Ruama, se tiver uma janela, coloque uma mesa ou estante pequena com os vaso sobre ela, pra pegar o sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes