Como fazer uma cadeira de garrafas PET

Cadeira ecológica Rede Ecoblogs na Campus Party

Mesmo entre CPUs cheias de modificações radicais, a estação da Rede Ecoblogs na Campus Party conseguiu chamar a atenção dos participantes e fazer bonito. Batizada de Ilha Verde, ela saiu até no site de O Globo. De acordo com a repercussão, o que o mais fez sucesso foi a simpática cadeira ecológica feita de garrafas PET.

À primeira vista, muitas pessoas perguntaram se dava para sentar, desconfiando de sua resistência. O bacana dessa peça é que ela é, sim, funcional e agüenta o peso de um adulto muito bem.

Para quem ficou curioso, segue o passo a passo da montagem com as fotos do processo. A “receita” nós encontramos no site da Recicloteca. A foto acima foi tirada por Daniel Mitsuo (Fore) e publicada em seu Flickr.

Material necessário:

74 garrafas PET de 2L vazias, limpas e secas
1 tesoura com ponta
Fita adesiva grossa
Barbante
Chave de fenda

Como fazer:

* Módulo básico

Corte duas garrafas ao meio e reserve duas das quatro partes cortadas.

Vire uma das metades de cima (as com bico) para baixo e encaixe em uma das metades de base com a ajuda de uma chave de fenda.

Encaixe o fundo de uma garrafa inteira na cavidade formada. Pegue a metade da base que estava reservada e encaixe como uma tampa sobre a parte de cima da garrafa inteira. A metade que sobrou não será usada.

Esta peça será chamada de módulo básico e serão usadas 20 delas para compor a cadeira inteira.

Preparação da cadeira ecológica da Rede Ecoblogs na Campus PartyMódulo básico da cadeira ecológica

* Assento

Separe 16 módulos básicos em pares e junte cada par com fita adesiva. Faça isso com 16 peças, até ficar com oito unidades. Separe em quatro duplas e junte cada uma com fita adesiva, até ficar com quatro unidades. Junte novamente as duplas para ficar com duas unidades e repita para formar uma única peça.

Este será o assento da cadeira.

Assento da cadeira ecológica

* Encosto

Corte 12 garrafas ao meio. Vire as metades de cima para baixo e encaixe cada uma na sua parte de base, formando 12 unidades.

Pegue um dos módulos básicos que não foram usadas no assento e encaixe três das 12 unidades na parte de cima, uma sobre a outra, formando um tubo alto.

Faça o mesmo com os outros três módulos básicos.

Amarre os quatro tubos com fita adesiva. Está pronto o encosto da cadeira.

Encosto da cadeira ecológica

* Finalização

Junte o encosto ao assento com várias voltas de fita adesiva, para ficar bem firme.

Use o barbante para cobrir a fita adesiva e deixar a cadeira mais bonita.

Juntando as duas partes da cadeira ecológicaFinalização com barbante

Leia também:
22/01/2009 – Ecoblogs na Campus Party
24/12/2008 – Natal Ecológico – Árvore de Natal com garrafas
09/03/2008 – Sabão Ecológico

85 comentários

Compartilhar!

85 Responses to Como fazer uma cadeira de garrafas PET

  1. Camila disse:

    A pergunta realmente importante é: qual a durabilidade disso? porque pra ser realmente ecológico, penso que isso tem que durar, não adianta nada fazer uma cadeira desse tipo, se ela não é bonita e nem resistente para ser usada por um longo tempo, e já-já vai estar de volta no lixo, lotada de cola de adesivo usado para fazer a cadeira, o que dificulta a sua reciclagem, pois a lavagem tem quer melhor do que a normal.

    É por isso que as empresas que usam PET estão trocando a cola do rótulo pela soldagem a quente.

    Isso sim é ecológico: diminui custos, facilita a reciclagem.

  2. Francis David disse:

    Uma vez minha esposa estava querendo fazer um sofá, mas o custo do acababendo inviabilizou o projeto, compensava comprar um sofá usado.

  3. [...] Do Ecoblogs. [...]

  4. Anny disse:

    Lu:
    Vim conhecer a sua cadira famosa.
    Parabéns pelo incentivo.

    Até mais,
    Anny

  5. ana maria cavalcante rolim disse:

    adorei essa invenção, vou fazer um para testar nessa semana ainda.Gostaria que mim enviasse outras coisas que podemos fazer para reciclar

  6. Dani Nunes disse:

    Olá, gostaria primeiro de parabenizar o site, amo coisas recicláveis! Tenho feito assentos lindos com este material, é incrivel como dá pra criar sem parar com PET rs

    E também queria salientar para a primeira pessoa que comentou parar pra pensar antes de escrever. Para criticar é preciso conhecer (vide Google) e se vc não conhece, dê uma chance antes de apedrejar. E tenho dito!

    Beijo,

    Dani.

  7. armanda disse:

    oi gostaria de saber como faz puff de garrafa pet e tudo mais que possa fazer com pet e com latinhas

  8. luciene disse:

    adorei a cadeira, e quando tiver um tempinho tentarei fazer!

  9. mc lequinho disse:

    gostei a ideia de recicla a garrafa pet . voces poderia me manda os tipos de aretezanatos que posso fazer com a garrafa pet agradeço

  10. Gleice Ferreira disse:

    A iniativa é válida mesmo que de pouca beleza ainda. Mas para uma família de baixa renda poemos encontrar alternativas para se construir sofás, cadeiras, puffs, camas e outros com um custo de parceria não muito alto.
    Eu quero tentar. Se puder me ajude a encontrar moldes.
    Quero também fazer o natal ecologico da cidade onde estou morando. Se tiver sugestões me ajude.
    Obrigada e não desista do sonho de um mundo melhor. Estamos pelo menos tentando fazer nossa parte com a reciclagem.

  11. lia disse:

    adorei sua cadeira ficou otima se você puder me manda o que mais pode ser feito com pet odoro artezanato reciclavel bjss

  12. Ana Aluap disse:

    Olá em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la por essa invenção, eu gostei muito e inclusive ela fará parte de uma exposição dos meus alunos no shoping Itapetininga do dia 27/05 ao dia 31/05 ,trabalhei a cadeira de Van Gogh e precisava fazer uma releitura com material reciclado !!!
    Muito legal..

    bjoss

  13. [...] Veja o artigo com tutorial passo-a-passo de como fazer uma cadeira com PET. [...]

  14. simone disse:

    estou encantada com seu trabalho, é lindo e com uma precisão tremenda, se está feio, vai depender de quem o está fabricando.Fiz a cadeira que aprendí com esse passo a passo e ela ficou linda acrescentei papelão no fundo e no assento nas costas e na lateral das costas após forrar com esponja nº 04 (a mais grossa) e passei para finalizar papel adesivo. e garanto é ecologico sim!
    O que não é eco é porque é ego, de gente que não sabe ajudar e ainda critica quem está fazendo as coisas.DUVIDO QUE FAÇAM MELHOR!!!!!!!!!!!

  15. katy e dani disse:

    adoramos o puf quando podermos tentaremos fazer
    mas achamos isso completamente dificil mas nâo impossivel.b–joss

  16. [...] deixei passar mas agora vai: faça a sua própria cadeira com garrafas PET. Linda, bacana, gostosa, foi o que a gente usou na Campus Party para produzir os (poucos, [...]

  17. claudiana terceiro disse:

    gosto bastante de artesanato, já estou fazendo uma cadeira. gostaria de receber outras idéia feitas com garrafas Pet.

  18. Bruno disse:

    na nossa escola faremos um trabalho sobre o lixo. e queremos fazer um grande projeto com garrafas pet ~e essa cadeira é muito legal

  19. Bruno disse:

    na nossa escola faremos um trabalho sobre o lixo. e queremos fazer um grande projeto com garrafas pet ~e essa cadeira é muito legal

  20. estou enteressado em fazer artezanato com garrafa pet . adorei suas ideias. sera que posso fazer parte do seu grupo mande resposta

  21. clecio disse:

    gostei muito das dicas parabens. vou tentar fazer uma cadeira.
    o unico meio que os seres humanos dispoem para garantir a sua subsistencia e a natureza. PRESERVE-A!

  22. jefferson disse:

    eu achei masssa essa cadeira!!!

  23. nara disse:

    adorei por que la em casa jogoamos todas as garrafas fora quando faz festa entao sobra muitos

  24. janaina disse:

    Adorei muito criativo…

  25. glau disse:

    Eu amei fiz a 5 anos varias desse modelo e de outros tbm e ate agora estao otimas!!
    parabens

  26. licilena disse:

    fizemos esta cadeira em nossa oficina de reciclagem e foi o maior sucesso, e muito importante o conhecimento de aproveitar tudo que é comprado pois é necessário acabar com o alto consumo e lixo na sociedade.

  27. Primeiro quero parabenizar pelo trabalho, e dizer que tudo no seu tempo acontec.Eu estava alucinada pelo passo-a-passo para confeccionar uma cadeira dessa para o trabalho de meu filho. Ele faz engenharia ambiental e eu defendo todo material reciclavél não sabia como encaixar e fixar as garrafas abraços vou propagar a ideia

  28. Carmen disse:

    Eu gostaria de saber pois acho que o que o rapaz lá de cima não soube perguntar é se a cadeira não leva nenhum tipo de tecido ou curvim, pois assim ela realmente fica feia,sem acabamento, mas se fizesse como o puff, colocando uma espuma no assento e encapando, mesmo que só com plástico, daqueles baratos que tem 4 m. de largura e custa 2 reais, ficaria legal, mais bonito e poderia até ser colado com fita adesiva,
    discretamente.Olha, nas horas de aperto a criatividade vem, eu comprei um colchão porque meu pai ia operar o pulmão e ficar em minha casa , eu dormia no chão e não tinha cama.Comprei um colchão,mas ele não poderia se levantar,fui nos vizinhos, pedindo pet, juntando todas e colando com fita de 4 em 4,depois mais outro tanto até ficar na largura do colchão,depois colei mais uma altura, e depois outra ate ficar na altura de uma cama, cobria e ninguem via que era pet, e depois dormi nela muito tempo.Uma solução prática e gostosa para quem não puder comprar uma cama.Obrigada pelo espaço.Beijos Carmen

  29. simone disse:

    Para quem não tem experiencia como eu não consegui ver os detalhes,vcs não poderião botar um video para facilitar a vida da gente?

  30. Neuta Fama disse:

    OI adorei o seu trabalho.
    entre no meu blog.

    http://www.fama-reciclagem.blogspot.com

    muito obrigado(A)

    Neuta F.

  31. william miranda disse:

    linda essa cadeira , parabéns a todos .

  32. Anddre NNeves disse:

    Muito bacana a busca pela Art e Design,a peça fico muito legal tambem so fabricante de cadeiras tenho mais de 130 modelos de cadeiras veja fotos nas nossas paginas na WEB.
    http://www.americonevescadeiras.com.br
    http://www.americoneves.com

  33. está tudo muito lindo,amo o oartesannato sou astesã,e adoto totalmente a reciclagem.estava com muita vontade de aprender a fazer os pufes de garrafas pet adorei ter encontrado o passo-a passo.amei com certeza irei fazer.obriga

  34. a ideia é maravilhosa e acho que todo mundo deveria pensar mais em cuidar do nosso planeta.voces estão de parabens.obrida com certeza irei adotar a edeia maria helena.

  35. elaine disse:

    Gostei muito da criatividade, mais gostaria de aprender a fazer um sofá.
    Vocês podem me ajudar?

  36. josi disse:

    socorro!!! como eu encaixo as garrafas verdes(tipo de guarana)para fazer um puf?

  37. maria disse:

    é realmente uma idéia maravilhosa, minha irmã está ganhando rios de dinheiro com isso

  38. silvia disse:

    adorei todos seu trabalho de reciclagem parabens.

  39. Geni Santos disse:

    Juntamos garrafas pet de 2 litros durante um ano. Ontem, 31/01/2010, fizemos 3 puffs. Ainda temos garrafas. Faremos mais. Faremos forro de TNT e ficarão lindos. Obrigada pelo passo a passo.

  40. arthur eduardo disse:

    legal vou seu consigo fazer um

  41. fatima a.x disse:

    adorei a ideia,é uma terapia pra mim,tenho depressão e ja faço bamquinho,quero aprender mais. me mande ideias faceis.OBRIGADO

  42. Ronaldo José do Nascimento disse:

    Muito xiqui ja estou montando uma cadeira depois de ja ter montado um aquecedor solar para água com garrafas pet estou certo de que precisamos nos concientisar do valor da reciclagem não só para o planeta como para nossa economia.

  43. Isabela Torres disse:

    Adorei!! A minha duvida como vou revesti-la, a parte de tras..abraço e parabéns!!

  44. Admilsom disse:

    Gostei imenso, o que eu queria era mesmo saber como fazer sofás

  45. mirian disse:

    Gostaria de saber mais sobre as cadeirs e pufes de garrasa petes. S for possivel me enviar alguma coisa mais detalhada
    quem sabe eu entao ajude na despoluiçao do meio ambiente.
    grata
    MIRIAN DA SILVA

  46. edvania disse:

    adorei pois adoro recicla tenho muitas garrafas, e revistas sobre reciclagem mas gostaria de ter mais novidad nunca é demais..

  47. Pedro disse:

    Eu gostaria de montar um projeto em minha escola referente ao meio ambiente.
    Sabendo que a garrafa pet é um instrumento com grande poder de destruição do meio ambiente, seria bem legal eu trabalhar com este material.
    Adorei a Reportagem!!!!!!!!!!!!
    Parabéns….

  48. valeria disse:

    adoro tudo que se diz: artesanato,plincipalmente os que protegem o meio ambiente. moro numa reserva e aqui ñ tem cursos ou qualquer tipo de atividade que insentive esta arte, gostaria muito de fazer um curso e me profissionalizar para poder compartilhar tudo isso com tamtas pessoas que aqui moram e ñ tem algum tipo de atividade… na verdade eu sou doida p/ montar uma cooperativa, mais ñ sei como, alguem pode me ajudar? estaremos todos ajudando muitas pessoas e o nosso planeta já tão machucado . bjsssssss.

  49. josiane disse:

    Oi, me interresei muito sobre a reciclagem com as garrafas pet, parabéns pelo seu trabalho!!!
    Mas gostaria de saber, se tem como encapar, por exemplo, um sofá de garrafa pet com tecido, para que fique ainda mais belo!!!

    Mais uma vez, parabéns!!!

  50. VALERIA disse:

    PARABÉNS QUE FORMA GENEROSA VCS ARRUMARAM PARA AJUDAR A HUMANIDADE,,, SÓ ME RESTA AGRADECER POR TODOS MT OBRIGADA
    VALÉRIA ATELIER BELLAS ARTES CAMARAGIBE-PE

  51. henrique disse:

    ameiiiiiiiiiiii

  52. viviana disse:

    Achei sua ideia ,maravilhosa e muito proveitosa ,é claro que …quer utilizar este material estara dando ex de reciclagem e mostrando maneiras divertidas e ecologica paraa enriquecer um ambiente e criticas so fazem com que crescemos entao ,aos critico criam para se igualarem aos que realmente fazem!
    parabensssssssssssssss

  53. rafael disse:

    Parabéns! Formidável!
    Serve para muita coisa!

  54. ISSO E’ UMA POLTRONA !!! muito bom !!
    trabalho tbm, com reaproveitamento de materiais ,artelieco.blogspot.com ,um grande abrasss e PARABE’NS !!!

  55. Alana Tamires disse:

    Não entendi bem como fazer a montagem inicial, os cortes e encaixamentos, ficaria grata se pudesse me mandar alguma explicação mais detalhada pro meu e-mail.
    Desde já obrigado.

  56. rita de cassia moraes da silva disse:

    adorei, a ideia vou fazer tambem:
    acho que vai,da criatividade de cada um,deixar o produto caro ou barato vai do material a ser usado no acabamento,depende de quanto vc pode envestir.Como já foi comentado antes, para pessoas que nao tem muita oportunidade ,é uma boa opçao para fazer pufe,sofa e até cama exelente idéia: parabéns pela criatividade.

  57. Adorei ver as cadeiras de garrafa pet. Tenho muitas garrafas pet de 500 ml. Voce poderiam me dizer se ha possibilidade de fazer uma cadeira com esse tipo de garrafa?

    obrigado

  58. Beatriz disse:

    olá….adorei a idéia da cadeira… gostaria de pedir ajuda de vcs p/ me orientarem como fazer uma árvore de pet…
    abs, e desde já obrigada

  59. damásia disse:

    Amei!!!! Parabens pelo trabalho e também pela consideração você teve de ensinar outros! Você faz a diferença! bjs.

  60. Janine disse:

    olha exatamente nao era isso q eu queria para o meu trabalho mais mesmo assim parabéns q eu gostei vc fez um otimo trabalho

  61. Janine disse:

    olha exatamente nao era isso q eu queria para o meu trabalho mais mesmo assim parabéns q eu gostei vc fez um otimo trabalho

  62. Amanda disse:

    amei esta cadeira para o meu trabalho de geografia, vou tentar fazer! Parabens pelo trabalho

  63. Elinaldo disse:

    boa tarde muito boa sua atitude parabêns!!!!

  64. emanuelle disse:

    como fazer outras coisas
    em como como

  65. wilson disse:

    Olá gostei da ideia, esto com um projeto de monta uma empresa de material reciclavel, mais esto vendo que á arte por traz tambem, legal.

  66. ana frederico disse:

    Este sait ajudo-nos a ganhar o concurso ”natal mais ecologico de albufeira

  67. jacqueline galhardo disse:

    adorei,…. demais é ótimo essa ideia, estou montando uma cortina e um box para colçao…. valeuuuu!!!! gostaria muito de receber email com novidades….até mais

  68. juci disse:

    achei muito legal quero fazer um desse e muito legal

  69. jocilene disse:

    e muito legal eu tambem sou artesa

  70. Mar disse:

    As dicas aprendi nesse blog a um tempo atrás, apenas.. mudei o esquema. Fiz um puf mas ao invés de fita adesiva entrelacei uma garrafa na outra com fio de nylon e deu certo. Agora.. a cama, cadeira ou mesa vai seguir o mesmo esquema só que com as garrafas preenchidas com reciclado de plástico em umas e papéis em outras. É possível que as fitas adesivas venham a acumular ácaros com o tempo, motivo pelo qual estou usando fio de nylon o que reduz bastante o custo também. Parabéns ECOBLOGS vc é da hora.

  71. jéssica eduarda weber disse:

    ja vou começar a juntar as garrafas adoreii !!!!

  72. jéssica eduarda weber disse:

    ja vou começar a juntar as garrafas adoreii !!!!

  73. josileno disse:

    parabéns por socialisar essa iniciativa. Eu já fiz uma cadeira, sei o trabalho que dar, por isso penso que se vocês colocassem as imagens das garrafas cortadas( as que formam a peça de resistência) como ilustração, facilitaria o aprendizado. Valeu!!!!

  74. Lucas Lenin disse:

    Eu queria ver as fotos do site, que nao estao disponiveis.. nao teria como me mandarem passo a passo da cadeira de PET nao?

  75. pamella almeida disse:

    gostei muito da cadeirinha, sera que nao tem como voce fazer um mini sofá? tenho 2 filhos que adorariam ter o sofazinho deles.obrigada

  76. Charlene disse:

    Olá gostaria de obter detalhes desse passo a passo pois juntei umas 200 pets e agora não consigo encaixar a garrafa inteira nas bases cortadas ao meio. Por favor me ajudem. OBRIGADA

  77. christine fialdelfia disse:

    muito masssssssssssaaaaaaaaaaaaaa

  78. Legal a idéia,vou tentar seguir as instruções e ver no que vai dar,aí voltarei a escrever.desde já muito obrigada por me dar atenção.

  79. luzinete disse:

    Adorei a ideia de moveis, pois ja fiz luminaria com pety e copinho de cafe descartaveis, ficou muito lindo. ´so não entendi como fazer os encaixe do sofá se alguem tiver um video ensinando passo a passo ficaria melhor.
    obrigada pela dica

  80. Raissa Silva disse:

    é mt legal essa cadeira um dia desses eu tava doida procurando como fazer umae n consegui nadasobre esse site!

  81. carla pereira disse:

    euu quero sabe como e que faz esse sofá teim um trbalho na escola que e sobre reciplagem e tava querendo fazer mas não seii fazer ??:

  82. Rayssa disse:

    Super legal mais fiquei imprecionada com a alta quantidade de garrafas nao esperava de ser isso tudo mais o que procuro é fazer uma cama

  83. Lais disse:

    Olá, achei legal sua idéia de ensinar a fazer um banquinho com garrafas pet, gostaria de aprender, mas por conta de as imagens estarem inativas, não dá pra entender melhor como é o passo a passo, mas agradeceria se recolocasse as imagens novamente no ar, parabéns pelo trabalho =D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes