Para onde levar o lixo reciclável

O site Rota da Reciclagem é mais uma ação da Tetra Pak a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente. Este espaço mostra de forma didática como qualquer pessoa interessada pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem. Informa ainda onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak.

No site da Rota da Reciclagem você vai encontrar sempre três ícones nos mapas de entrega de material reciclável. São os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), conhecidos também como LEVs, as Cooperativas e os estabelecimentos comerciais. Todos estes locais recebem embalagens da Tetra Pak e são a porta de entrada da cadeia de reciclagem. Vamos conhecer melhor cada um deles:

PEV – (Ponto de Entrega Voluntária)

São os locais que recebem embalagens longa vida (entre outros materiais) para serem enviados à reciclagem. É o primeiro passo do processo, onde o material doméstico (pouco volume) geralmente é entregue. Boa parte das cidades já conta com estes postos, onde as pessoas podem depositar diretamente o material que separaram em casa.

Cooperativas

Iniciativas sociais que trabalham com a coleta e triagem do material reciclável (inclusive embalagem longa vida) para beneficiamento e envio aos recicladores. A maior parte do material coletado vem do trabalho dos catadores cooperados ou dos programas de coleta seletiva municipais.

Comércios

Locais que compram material longa vida (e outros materiais recicláveis) para beneficiamento e envio aos recicladores. Eles adquirem o material, geralmente em grande quantidade, principalmente das cooperativas. Após a fase da coleta, as embalagens longa vida, já enfardadas, são enviadas às empresas recicladoras, que vão se encarregar de separar os elementos que compõem as embalagens e transformá-los em matéria-prima para uma série de aplicações.

Você

Mostra a localização do endereço digitado para busca.

Vá até lá e faça a sua busca. Faça a sua parte!

Leia este post no blog Sturm Und Drang: Para Onde Levar o Lixo Reciclável

2 comentários

Compartilhar!

2 Responses to Para onde levar o lixo reciclável

  1. rita disse:

    Gostaria de saber como funciona o lixo reciclável, pois moro em um edíficio, o qual ainda não tem lixo reciclável, e estou empenhada na implantação do mesmo, mas não sei por onde começar. A única coisa que sei é que também podemos reciclar o õleo queimado de fritura. Grata Rita

  2. Vera Lúcia Vitagliano disse:

    O absurdo!!!!!!
    Campanhas e mais campanhas para reciclar o lixo, quando conseguimos envolver uma comunidade(prédio) a cooperativa que recolhia o material nos deixa na mão, motivo o preço está muito barato.
    Agora o que faço com o lixo de 3 meses????
    Estou desesperada e mais ainda decepcionada, não querem rciclar para salvar o meio ambiente, mas o valor agregado que interessa.
    Coitado do nosso PLANETA!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes