Coleta de óleo no Rio de Janeiro

Projeto bacana que eu queria ver implantado em todo o País – aliás, ataque megalômano: no mundo inteiro. O Programa de Reaproveitamento e Óleos Vegetais do Rio de Janeiro (PROVE), me foi apresentado pelo Thássius. É uma iniciativa da Secretaria do Ambiente, em parceria com a Usina de Manguinhos; a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCPCOPPEUFRJ); a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEBRACOM); o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); e a RICAMARE (Rede Independente de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado Rio de Janeiro).

O objetivo do programa é otimizar o reaproveitamento do óleo vegetal residual na produção de biodiesel evitando, assim, seu desperdício. O óleo de cozinha, quando não pode mais ser aproveitado, se for jogado na rede de esgoto, além de poluir os rios, baías e oceano – interferindo no equilíbrio desses ecossistemas – também causa o entupimento de canos, aumentando os custos de manutenção. Sendo reaproveitado na produção de combustível, o óleo contribui para a geração de energia alternativa. Além do cunho ambiental e energético, o PROVE é também um projeto de social, pois insere cooperativas populares de catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva do biodiesel.

Fazer a doação, no Rio de Janeiro é fácil. Você pode procurar as cooperativas de coleta ou a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, na Ilha do Fundão (serviço eu coloco aí mais embaixo, direitinho). E este projeto tem um efeito social lindo. Hoje o PROVE ajuda a aumentar a renda de 300 famílias. De acordo com a meta da refinaria de Manguinhos, que é de produzir 4,5 milhões de litros por ano de biodiesel, estima-se uma renda gerada às cooperativas renda em torno de R$ 2,7 milhões. Para as águas do Rio de Janeiro, o efeito é imediato. São despejados de 19 a 27 milhões de litros de óleo por ano em nossas vias marinhas. Considerando que um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, pode-se ter uma noção da gravidade da situação. Na área energética, ganha-se também. A produção do biodiesel é limpa, sustentável e gera outros produtos bastante rentáveis. Servição: Para encontrar uma cooperativa, clique aqui. Telefone para informações: 21-2598-9242 Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Cidade Universitária – Ilha do Fundão Praça da Prefeitura Rio de Janeiro – RJ CEP: 2194-1971 Se alguém souber de outras iniciativas como estas, avise nos comentários ou no contato para que a gente possa divulgar.

Flyer encontrado no Flickr do Simmon Iddol.

Post from: Ladybug Brasil

Leia este post no blog Ladybug Brasil: Coleta de Óleo no Rio de Janeiro Leia também: 30/06/2008 – Transforme Óleo de Cozinha Em Combustível 09/03/2008 – Sabão Ecológico

34 comentários

Compartilhar!

34 Responses to Coleta de óleo no Rio de Janeiro

  1. flavio disse:

    eu trabalho em uma empresa com todos os documentos necessarios para esse tipo de coleta e faço um trabalho junto as escolas de campanha educacional sobre o óleo vegetal e a cada determinada quantidade de oleo recolhido eu dou um computador para o colegio e em caso do colegio necessitar de outros materiais tbm forneço como material esportivo e outros caso tenha algum colegio ou associação interresada entre em contato flaviopbarbosa@hotmail.com

  2. Parabéns pelo post e pelo blog

    Sucesso em 2009

    Jeniffer

  3. Raquel disse:

    A minha empresa tambem tem uma parceria com a GRANDE RIO RECICLAGEM AMBIENTAL que trabaha com a coleta de óleo para que seja reciclado e transformado em SABÃO PASTOSO.
    Se quiserem mais informações é só ligar:
    0800-2823776.

  4. Douglas Lima Kistmann disse:

    Usina de Biodiesel móvel compacta
    Sou representante da primeira usina móvel e compacta de Biodiesel do Brasil. Você que coleta óleo, poderá agora transforma-lo em Biodiesel e vender como combustível, ou seja vai beneficiar seu produto e agregar valor.A custos bem mais em conta você adquire uma usina completa de Biodiesel com toda a tecnologia de ponta e uma acessória permanente e poderá trabalhar para voasse e até alugar sua usina. Peça maiores informações pelo telefone, 035 88026249 Douglas. Sem falar na glicerina.

  5. Elaine Ghezzi disse:

    Estamos trabalhando firme no Rio de Janeiro!
    A coleta e reciclagem de óleo vegetal ainda é um trabalho de formiguinha e precisa de muita divulgação.
    Começamos em Fevereiro de 2009 mas já estamos coletando ca. de 100 l/mes nos bairros da Tijuca e Rio Comprido e a cada semana estamos conseguindo novas adesões!
    Quem quiser participar, será muito bem vindo.

  6. Cleonice disse:

    Gostaria de saber quanto estão pagando no litro do óleo vegetal para reciclagem…abraços

  7. Biotechnos disse:

    Parabéns pela iniciativa!

    Att,
    Biotechnos : http://www.biotechnos.com.br

  8. Luis Sergio B. Friederick disse:

    Tenho aproximadamente 12 litros de oleo vegetal usado, gostaria de ter algum contato de empresas que queiram trocar este oleo por produtos de limpeza. Deste já fico muito grato por alguma resposta.

  9. Tanimar disse:

    Olá, bom dia.
    Pretendo iniciar um prejeto de coleta de óleo no Bairro onde minha mãe mora e onde eu moro. Ainda não sei como dar inicio a isto, será que algém poderia me ajudar.

    Gta.

  10. Marcelo disse:

    Gostaria muito de trabalhar no ramo de reciclagem, alem de ser ecologicamente correto, a sutentabilidade hojé é o que mais se necessita para melhorar o mundo. Gostaria de saber onde posso vender o oleo vegetal usado.

  11. Michelle disse:

    Olá, sou bióloga e estou iniciando um projeto para recolher óleo vegetal usado mo bairro onde moro. Fiquei sabendo do projeto de vocês e gostaria de saber se vcs aceitariam receber tudo que eu conseguir juntar por aqui? E também se vocês trabalham com outros materiais reciclaveis ou somente com óleo vegetal. Obrigada!

  12. angela valente cabeça disse:

    eu gostei do sabão liquido amei a receita

  13. cristiane disse:

    Somos um entidade para crianças e adolescentes e estamos procurando empresas que comprem oleo de cozinha usado, ja temos materail para coleta.
    Grata, Cristiane

  14. Jefferson Corrêa de Souza disse:

    Olá a todos!

    Sou professor, trabalho numa comunidade do Rio de Janeiro, com uma turma do 5º ano e estou começando a rascunhar um projeto de reciclagem com meus alunos e minha escola. Estou encontrando bastante material interessante, mas gostaria de receber orientações de quem puder ajudar com ideias bacanas ou até um apoio ou parceria para torná-lo mais ousado!

    Fica meu e-mail: jeffuerj@yahoo.com.br

    Um abraço!

  15. Margarida Alves da silva disse:

    ENTREI NESSE PROJETO DE RECICLAGEM AQUI NO MEU PRÉDIO COM AUTORIZAÇÃO DO SÍNDICO ,HOUVE ADESÃO DA COMUNIDADE,MAS É UM TRABALHO DE FORMIGUINHA NÃO PODE PARAR.DEVE HAVER OMPROMETIMENTO DE TODOS INCLUSIVE DE QUEM FAZ A COLETA PARA NÃO DESANIMAR AS PESSOAS.

  16. izaac gmes disse:

    gostaria de informações sobre o custo de cada litro de óleo.favor entra em contato.

  17. marcelo rocha disse:

    bom dia, gostaria de saber quanto pagam e onde posso entregar o óleo coletado. grato, marcelo

  18. marcelo rocha disse:

    bom dia, gostaria de saber quanto pagam o litro do óleo e onde posso entregar minha coleta. grato, marcelo.

  19. Luiz Fernando Pessanha Coutinho disse:

    Enfim ! Parece que começamos, enquanto humanos e seres hierarquicos no planeta, tomar iniciativas coletivas para salvar o ambiente a nossa volta tornando-o limpo e sustentável. Parabéns a todos vcs.

  20. Marcia Ligiero disse:

    So preciso saber enderços próximos ao Bairro da Gavea e duque de caixias para entrega de óleo de cozinha que tenho acumulado em 12 meses e preciso descartar.
    Aguardo resposta no meu e mail.

  21. zulmira disse:

    A minha cooperativa faz parte do prove e nós recolhemos óleo em são gonçalo, alcantara e niteroi tb.
    ligue 97933094/26231584

  22. Hamilton Silva disse:

    Necessito saber telefone e endereço de interessados no recolhimento de óleo de cozinha usado.

  23. raquel gomes disse:

    quanto vcs estão pagando o litro de oleo
    como faço para participar?

  24. Valter disse:

    faço retirada de óleo vegetal usado,troco por produtos de limpeza telefone 86523514 rádio 98*26022 vou retirar no local , obrigado/ camargo-valter@ig.com.br

  25. MONIQUE MALTA disse:

    Tenho uma empresa de manutenção de elevadores e possuo uma quantidade em torno de uns 20L de óleo lubrificante usado para descarte. A sede fica na Cidade Nova. Podem me indicar quem recolhe este material?

  26. Rony disse:

    Quem compra esse óleo bruto no Rio deJaneiro? alguma empresa? qual valor?

  27. Valter disse:

    faço retirada de óleo vegetal usado,troco por produtos de limpeza/ camargo-valter@ig.com.br fone 21-86523514 oi -21-80178850 tim

  28. Ramiro Maia disse:

    Ola gostaria de saber se em Nova Iguaçu, ou proximo existe alguem que compre a coleta de óleo que estou fazendo pelos os bairros e se existe alguma empresa que ajude na conscientização e divulgação do projeto de reciclagem.

  29. Marcio Jayme disse:

    Trabalho a mais de 10 anos com coleta de óleo de cozinha saturado tel para contato 8831-4773 ou 3366-5633 e mail marksa.oleo@gmai.com temos todos os documentos necessarios

  30. fernando disse:

    OLÁ !
    COMPRO ÓLEO/GORDURA USADO EM BELO HORIZONTE E CIDADES ADJACENTES, RETIRO NO LOCAL, PAGAMENTO A VISTA

    fernandoheeren@yahoo.com.br – 31-96036260

    abs

  31. augusto disse:

    procurem em http://www.b-welt.com, la encontrarão as soluções que desejam.

  32. Marcilene disse:

    Gostaria de saber quanto pagam pelo lt do óleo

  33. lane disse:

    eu moro em itaborai rj,acho uma boa a iniciativa de ajudar na limpeza do meio ambiente,gostaria de saber como faço para entregar o oleo usado,pois ja estou juntando e gostaria de falar com meus vizinhos para juntarem tambem,pois aqui dependemos de agua dos poços e fico muito triste de saber que esse oleo jogado na natureza pode poluir nossa agua que e um bem tão precioso que a natureza nos dá.

  34. Valter disse:

    Faço coleta de óleo vegatal usado,troco por produtos de limpeza no Rio de Janeiro,camargo-valter@ig.com.br/21-80178850 / 021-86523514

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes