Equipamentos de proteção indivitual

Conforme cursos que visam a saúde e a segurança dos profissionais em diversas atividades, dentre elas a eletricidade que é tratada no curso nr10, a proximidade e o contato do profissional com a alta tensão necessita que o trabalhador tome muita cautela no que é descrito nas normas de segurança. Por isso é fundamental que o eletricista e os profissionais em geral  façam uso correto dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual permitindo a segurança durante os serviços. Os EPIs obrigatórios são indispensáveis para a proteção dos trabalhadores, podemos citar a vestimenta antichama. Essa roupa possui tratamento para retardar chamas, que protege o corpo dos eletricistas nos casos de sobrecargas da energia elétrica, curto circuitos e até mesmo incêndios. Com tudo, apenas o uso do uniforme antichamas não garante a proteção dos eletricistas. Para proteção durante o trabalho devem ser utilizados outros EPIs como:Cintos de segurança em casos específicos, botas com solado de borracha, luvas de borracha, ferramentas com proteções de borracha, viseira protetora e capacete.

Você sabe o que é PIE?

O PIE prontuário NR 10 é forma organizada de conteúdos pertinentes às instalações elétricas e aos profissionais que retratará o conjunto de procedimentos, ações, documentos e programas os quais a empresa possui ou planeja executar para resguardar o profissional das ameaças elétricas. A empresa deverá estruturar o PIE com intuito de disponibilizar àqueles profissionais os dados essenciais a sua segurança, provar ao Ministério do trabalho e Emprego o atendimento as formalidades da NR 10 e provar que todos os serviços são executados de acordo com os métodos explicados e seguros.

Fique atento, todas as empresas com potência instalada superior a 75kw precisarão ter o PIE Prontuário NR-10 atualizado. O PIE Prontuário NR 10 deve ser elaborado, guardado e atualizado pela empresa ou pessoa formalmente designada pela empresa, esta deve mantê-lo à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços elétricos.

Você sabe qual profissional deve ministrar o treinamento da NR10? Profissionais, registrados e habilitados nos respectivos órgãos competentes, ou seja, no CREA por exemplo

Qual a validade do curso de NR 10 básico? A validade do NR10 básico é de dois anos.A validade do NR10 reciclagem ocorre de dois em dois anos e só terá validação caso o trabalhador tenha em mãos o certificado do curso de NR 10 básico. A reciclagem também deverá ser feita de novo sempre que ocorrer mudança de função ou mudança de empresa; retorno de afastamento ao trabalho ou repouso, por vencimentos acima de treis meses, transformações expressivas nas redes elétricas ou substituição de métodos, processos e organização do serviço.

Equipamentos de proteção indivitual
Avalie esta postagem
Scroll to top