Vinagre: o santo da limpeza ecológica

O vinagre, vinho azedo, é um ótimo agente de limpeza e desinfetante. O vinho, para quem não sabe, foi uma das primeiras bebidas produzidas pelo homem. O ácido acético (que conhecemos como vinagre), é resultado da oxidação do álcool e muito útil na limpeza de casa. Principalmente quando o assunto é banheiro, tapetes e pisos.

A grande dica é usar os vinagres brancos, principalmente o de maçã, que costuma ser mais orgânico. Sim, o produto deixa um cheiro, que desaparece logo. Veja as aplicações possíveis.

No banheiro

A grande dica, para quem tem hidromassagem em casa, é limpar bem uma vez por ano, para evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete. Para fazer isso, despeje uma garrafa de vinagre (750 ml) na banheira cheia e ligue. Deixe funcionar por alguns minutos, esvazie e pronto.

Os furinhos do chuveiro podem ser obstruídos por depósitos minerais da água. Faça uma solução de meia xícara de vinagre e um quarto de xícara de água em uma bacia. Coloque o bocal do chuveiro (sim, é preciso retirá-lo) na solução por 15 minutos. Para bocais plásticos, use a solução de 500ml de vinagre e 500 ml de água quente e deixe o bocal de molho por uma hora. [Essa dica eu testei aqui em casa e ficou maravilhoso]

Nos boxes, use um borrifador (reuso é tudo) com uma solução de vinagre 1:1 (a mesma quantidade de vinagre e água) e limpe com esponja. Funciona lindamente.

Nas cortinas e revestimentos, quando houver marcas de sabão ou mofo, use o borrifador uma ou duas vezes por semana. Não, não precisa enxaguar nem nada.

Para retirar manchas de mofo, faça uma pasta de bórax com vinagre e esfregue nas manchas. Elas somem na mesma hora.

Para acabar com manchas e depósitos nos ralos e torneiras, a receita é básica: cubra a área manchada com toalhas de papel (ou panos) molhados no vinagre por uma hora. Depois limpe com a esponja úmida.

E, sim, é possível limpar o vaso sanitário com vinagre. Basta usar como faz com o desinfetante industrial – mas não dê descarga imediatamente, deixe agir por meia hora. Se houver manchas, recorra ao bicarbonato de sódio aplicado sobre elas e escove.

Tapetes

Para limpeza geral em tapetes e carpetes, use a mesma proporção de água e vinagre. Umedeça a esponja na solução e passe levemente sobre o tapete. Deixe o tapete secar.

Para manchas, o vinagre às vezes é a melhor solução. Veja como remover alguns tipos de manchas de tapetes:

  • catchup: remova com uma esponja com uma mistura de 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água. Com frequência torça a esponja até que a mancha tenha sido removida;
  • chiclete: para dissolver chiclete grudado no tapete ou qualquer tecido, molhe a área com vinagre e deixe por um tempo (para resultados mais rápidos, aqueça o vinagre antes). Com cuidado, puxe o chiclete para removê-lo;
  • chocolate: manchas de chocolate podem ser removidas com 1 parte de vinagre para 2 de água. Passe a mistura com uma esponja e limpe a mancha com panos de limpeza até que seja totalmente removida;
  • café: café sai facilmente com água se você limpar imediatamente. Caso a mancha seja antiga, misture 1 parte de vinagre para 2 partes de água, e aplique com uma esponja. Remova o excesso e enxágue até que seja removido por completo;
  • refrigerante: cubra imediatamente o refrigerante com toalhas de papel, então limpe a área com 1 parte de vinagre para 2 partes de água;
  • giz de cera: esfregue a área com uma escova de dente com vinagre;
  • cola: uma marca seca de cola branca pode ser removida com 1 parte de vinagre para 2 partes de água. Basta passar uma esponja na mistura e esfregar. Caso não resolva, cubra com vinagre quente e deixe por 10-15 minutos. Quando a cola estiver amolecida, levante-a usando uma faca ou esfregue com toalhas de papel;
  • tinta: uma mancha de tinta deve ser imediatamente removida esfregando ou borrifando água na área manchada. Uma vez que a tinta tenha sido removida, passe uma mistura com metade de vinagre e metade de água na área para remover a marca.
  • mofo: quando mofo fica no tapete, ele vive e cresce. Mate-o com uma mistura de 1:1 de vinagre e água. Você pode utilizar um secador de cabelos em baixa potência para acelerar o tempo de secagem.
  • vinho tinto: remova imediatamente o líquido, então salpique a área com sal. Deixe por 15 minutos. O sal deve absorver o restante do vinho do tapete (como resultado tornando-se rosa). Então limpe a área toda com uma mistura de 1/3 de xícara de vinagre e 2/3 de xícara de água.

Ter o borrifador com a mistura de água e vinagre é vida, estão percebendo?

Pisos de superfícies duras

O vinagre dá brilho aos diversos acabamentos.

Cerâmica: limpe com a mistura de 1 xícara de vinagre para 3 litros de água morna;

Linóleo e vinil: limpe com uma mistura de 3 litros de água e 1 xícara de vinagre;

Madeira: em vez do removedor, use uma xícara de vinagre no balde de água. Passe o pano sem encharcar. O vinagre remove gordura e sujeira – mas não resolve a retirada de cera, caso você ainda use…

Com informações do How Stuff Works.

Deixe um comentário

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes