Sabão caseiro testado e aprovado

Aqui está o resultado da receita daquele  sabão caseiro que fiz, há alguns dias, reaproveitando óleo de cozinha usado. Experimentei uma nova receita, desta vez, usando um chá de pétalas de rosas.

A ideia inicial, era colocar a mistura pronta em uma garrafa pet e deixá-la descansar por uma semana, para neutralizar o efeito da soda cáustica.  E, após este período, cortar a garrafa pet em rodelas, para obter barras do sabão.  Acredito que, por ter deixado a garrafa fechada, o sabão ficou pastoso. Uma parte do sabão, que deixei descansar em potes abertos, ficou sólida.

A garrafa pet suja, seja com óleo ou outro resíduo, não pode ser reciclada. Aqui em casa, recolhermos o óleo em garrafas separadas só para este fim:  Mas você pode usar vidros também.

Desta vez, o rendimento foi de 2,5 litros: uma garrafa pet cheia e mais de 2 potinhos de 250 g cada um. O     sabão pastoso pode ser usado no próprio pote (eu prefiro assim, é mais econômico), para lavar louças e  fazer limpeza em geral. Só não serve para tomar banho.

Já experimentei e gostei do resultado. O sabão ecológico faz bastante espuma,  limpa bem a roupa e os azulejos e deixa brilho nos talheres e  no fogão. O cheiro é bem discreto, e mais suave que as outras receitas que experimentei. Eu usei uma infusão de pétalas de rosas, porém, pode-se usar diferentes essências, chás diversos, sabão em pó ou amaciante para dar um cheirinho.

Por que  separar o óleo?

A destinação adequada ao óleo de cozinha usado, pode ser a solução caseira de fazer sabão. Jogar o óleo usado na pia não é uma solução viável, pois ele permanece no encanamento e causa entupimentos. Sem um sistema de tratamento de esgoto, o óleo vai parar nos rios e represas, impermeabilizando o solo e, ao entrar em decomposição, solta o gás metano, um dos grandes responsáveis pelo efeito estufa.

Por tais razões, é aconselhável guardar o óleo usado em garrafas, a fim de lhe dar uma destinação adequada, que pode ser a solução caseira de fazer sabão, ou procurar empresas ou pessoas que trabalhem com a reciclagem do óleo, para fabricação de sabão e até biodiesel.

O sabão caseiro também é um ótimo presente, embalado em potes reaproveitados, enfeitados com filó e fitinha. É prático e dura muito. Experimentem fazer. Vocês vão adorar.

Para onde enviar o óleo usado

A empresa Disque Óleo Vegetal Usado recolhe o seu óleo de cozinha usado para fazer sabão. Basta armazenar o óleo em garrafas pet de 2 litros (ou latas) e, quando tiver 3 garrafas cheias, ligar para o Disque Óleo, solicitando a retirada.

Outro destino útil para o óleo usado, é  e levá-lo a postos de coleta nos supermercados  Pão de Açúcar e Extra, perto de sua casa, onde há coletores indicados para esta finalidade. De lá, o óleo de cozinha coletado será encaminhado por uma cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.

DISQUE ÓLEO VEGETAL – (21)2260-3326; 7827-9446; 7827-9449

4 comentários

Compartilhar!

4 Responses to Sabão caseiro testado e aprovado

  1. Manuela disse:

    Olá!
    Gostaria de saber o valor desse sabão caseiro dentro do mercado, no q se refere ao preço da barra e de, por exemplo, 2L de sabão liquido!

  2. marlene de oliveira venancio disse:

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO MANDAR A RECITA QUE APRENDI COM MINHA CUNHADA, QUE É BEM DIFERENTE DAS QUE LI, HÁ 3 ANOS QUE FAÇO, E É MUITO BOM, USO APENAS , SODA, VINAGRE, AÇÚCAR, ÓLEO USADO.ISSO SAO EM BARRA.GRATA

  3. evaldo disse:

    Os sabões industriais contém bactericidas na sua formulação.
    Qual seria o componente bactericida dosabão caseiro?

  4. Josiane disse:

    Gostaria de saber a receita do sabão.Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes