Sabão caseiro colorido

Estou desenvolvendo o projeto Sabão Ecológico, com meus alunos, para a Feira de Ciências da escola. Como o tema deste ano é Sustentabilidade, sugeri que fizéssemos uma oficina de reciclagem de óleo usado, em colaboração com a professora de Biologia.

Por enquanto estamos na fase de pesquisa, estudo e análise de textos e vídeos, para conhecimento e conscientização da importância da reciclagem do óleo e  dos malefícios de seu descarte inadequado no ambiente.

Experimentei uma nova receita de sabão caseiro, a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha usado, a mesma que utilizaremos na oficina de sabão caseiro, quando os alunos, sob a orientação das professoras, farão o sabão, no laboratório da escola.

Desta vez,  fiz um sabão colorido, para ter uma aparência mais bacana. Também usei água fria na receita, para facilitar o trabalho com os alunos. Bem, vocês querem  saber como fazer este sabão em sua casa? Aí vai a receita que testei hoje:

Você vai precisar de:

  • 4 litros de óleo de cozinha usado, coado para retirar os resíduos de fritura;
  • 3 litros de água fria;
  • 1 quilo de soda cáustica em escamas;
  • 200 ml de detergente de lavar louças neutro (ou amaciante);
  • 20 ml de essência culinária ou corante, para colorir (usei amarela);
  • embalagens de leite longa  vida ou potes de sorvete para servir de forma;
  • 1 colher de pau ou cabo de vassoura para mexer;
  • Luvas e óculos para  se proteger da  soda cáustica;
  • Balde plástico.

Como fazer:

  1. Coloque a água no balde e acrescente a soda cuidadosamente;
  2. Mexa bem até diluir toda a soda. ( A água em contato com a soda vai ficar bem quente devido à reação química.);
  3. Adicione o óleo aos poucos, sem parar de mexer;
  4. Acrescente o detergente e continue mexendo por 35 minutos;
  5. Coloque a essência ou corante e mexa mais 5 minutos para colorir a mistura.
  6. Despeje o sabão nas embalagens longa vida ou em potes de sorvete.
  7. Deixe descansar por 12 horas, em lugar ventilado e seco.
  8. Tire o sabão dos moldes, sempre usando luvas, e corte o sabão das embalagens longa vida, em barras. (o do pote de sorvete, deixarei como está, para usar na limpeza geral).
  9. Mantenha o sabão à sombra, em um local ventilado, por uns 10 dias -  tempo de cura do sabão, para usá-lo na limpeza geral. Não utilize o sabão para o banho de pessoas ou animais.

Coloquei um pouco da mistura do sabão em uma forma de  fazer bombons,  e vou levar umas amostrinhas para os alunos, na próxima semana. A ideia é fazer pequenos sabõezinhos embalados para eles levarem para casa.

Após a oficina de sabão caseiro dos alunos, contarei para vocês como fizemos todo o projeto.  Eles parecem animados, pela quantidade de óleo que já trouxeram para a escola.  Na verdade, eu me assustei com tanto óleo usado. Não imaginava que  fizessem tanta fritura em casa.Precisamos conversar sobre isto também.

Estou curiosa para ver o resultado da oficina de sabão caseiro de meus alunos. E vocês?

13 comentários

Compartilhar!

13 Responses to Sabão caseiro colorido

  1. Márcia disse:

    Adorei o artigo. Mas gostaria de saber o resultado das barrinhas que foram levadas para casa pelos alunos do Projeto. O cheiro das roupas? A eficacia do sabão na limpeza de roupas.
    Muito boa inserção dos alunos neste meio através de praticas.

  2. raquel disse:

    achei a dica incrivel so nao sei se vou conseguir fazer

  3. Aladir Pires disse:

    não é preciso detergente na receita; basta cinco litros de oleo,um de água,um kg de soda + 250ml pinho sol boa sorte…

  4. Ana Claudia disse:

    Ótimo! Todos deveriam fazer, não fica cheiro nenhum de gordura, é eficaz sim e ajuda a preservar o ecosistema. Pode variar até nas cores, formatos e fragâncias.

  5. Ana Claudia disse:

    Ótimo! Todos deveriam fazer, não fica cheiro nenhum de gordura, é eficaz sim e ajuda a preservar o ecossistema. Pode variar até nas cores, formatos e fragâncias.

  6. nivea disse:

    gostaria de saber onde posso comprar formas de silicone para fazer com que os saboes saiao iguais . e onde eu posso achar os produtos mais em conta . obrigada.

  7. nivea disse:

    gostaria de saber onde posso comprar formas de silicone para fazer com que os saboes saiao iguais . e onde eu posso achar os produtos mais em conta . obrigada.

  8. nivea disse:

    obs; quantas barras de sabao rende. obrigada.

  9. nivea disse:

    por favor nao me responderam as minhas perguntas anteriores. obrigada

  10. nivea disse:

    por favor nao me responderam as minhas perguntas anteriores. obrigada

  11. Inês Sobral disse:

    Adorei a idéia, só não sei se o sabão vai ficar sequinho ou oleoso. Fiz um tem 2 dias e acho que vai ficar cremoso e mole. O que faz o sabão ficar mais duro e sequinho? Gostaria de saber pois vou tentar melhorar a renda familiar com o fabrico e venda do sabão.
    Grata desde já. Sucesso em 2012

  12. Lucia Helena disse:

    Tente fazer o sabão como lhe esplico é muito bom para louças, roupas e também para lavar a calçada tira mesmo a sujeiras dificeis.
    Usei 1 kilo de soda ,2 litros de água morna,4 litros de óleo usado e coado,
    1 vidro de de detergente ype incolor,1 copo de (requeijão) açúcar cristal, 1 caixa de anil disolvida num pouquinho de agua quente .Misture tudo num balde com uma taboa ou colher de pau grande quando engrossar despeije numa caixa forrada com plastico deixe descançar por 48horas corte é só usar, depois me diga se gostou … Beijinhos no coração fica com Deus.!

  13. luiz - sp disse:

    Professora:

    Admirável sua idéia, parabéns mesmo. Na intenção de contribuir com alguma experiência, vai uma receita que faço há alguns anos e que sempre fez sucesso:

    6 litros de óleo usado, 1 litro de água fria, 1 k de soda em escamas 100%, 1Litro de detergente.

    Dissolva a soda na água com cuidado e acrescente o óleo e o detergente. Mexa rapiudamente e enforme. Essa é uma receita básica que seca bem rápido – em até 24 horas.

    Como gosto de sofisticar minhas receitas com informaçõe encontradas aqui e ali, desenvolvi um “coadjuvante” pra essa receita: junto o detergente com 3 copos de sabão em pó, 3 colheres de sopa de caulim (encontrado em casas de artesanato)- , 3 tampas de amaciante e 3 colheres de sopa de sal de cozinha. Misturo bem e depois junto à massa básica. Ajuda a dar uma aparência melhor à massa: o caulim é branqueador, o sabão em pó agrega cor e perfume e o amaciante faz isso mesmo – amacia. Já o sal é para dar consistência e fazer mais espuma.

    Na minha experiência aprendi que caixas de papelão sáo ótimas fôrmas, uso-as forradas com plástico comum, o que também ajuda a desenformar o sabão depois de pronto.

    Sorte e sucesso no seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes