Flor do dia: Hortênsia

Hydrangea macrophylla

Na revista AnaMaria, onde trabalho, alguns leitores ainda tem o gostoso hábito de escrever cartas. Receber esse tipo de correspondência é uma coisa tão rara, mas tão rara, que me sinto invadida pela mesma alegriazinha que tênis Ortopé me davam quando eu era criança.

Numa dessas gratas surpresas, me escreveu um senhor perguntando como fazer para que sua hortênsia azul dê flor rosa. Tive de ler três vezes a carta, tentando fugir da imagem de um pé de hortênsia (Hydrangea macrophylla) ganhando espinhos e gerando rosas.

“Uai”, pensei eu, “hortênsia não muda de cor!”. Ainda achando que o remetente era meio maluco, liguei para um jardineiro. Em três minutos, ele me explicou que as hortênsias costumam ser sensíveis à composição do solo: terra com pH ácido gera flores mais azuis e solo alcalino, flores rosadas.

Então, seu Alaor, de Fortaleza, aqui vai a receitinha: para sua hortênsia dar flores cor de rosa, adicione calcário ou farinha de osso ao solo, seguindo a proporção indicada na embalagem. Se o senhor quisesse o contrário, transformar o solo alcalino em ácido, bastaria acrescentar à terra um pouco de esterco (de vaca, cavalo, galinha ou coelho).

Só não se esqueça de que algumas espécies de hortênsia realmente têm mesmo só uma cor. Por isso, cuidado para não fazer mudanças bruscas na composição do solo, senão, o senhor corre o risco de ter hortênsia… de cor nenhuma!

* FotografiaInterNey BlogsInterNey.Net

1 comentário

Compartilhar!

One Response to Flor do dia: Hortênsia

  1. Liz Gusmão disse:

    Olá .. sim as Hostênsia e outras flores sim podem mudar de cores, isto é, ter cores mescladas de duas cores.
    Eu mesmo tenho um orquidário, e as ultimas flores que nasceram foram de misturas de cores Brancas e rosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes