Errei a receita do sabão caseiro!

O saldo de minha receita

O sabão que fiz, há 5 meses, ainda não acabou, pois rende bastante e limpa muito bem.  Embora eu não faça frituras regularmente, tenho um “estoque” de óleo de cozinha usado que minha filha armazena. E já estava na hora de testar uma nova receita de sabão ecológico. Porém, desta vez, algo saiu errado em minha experiência.

Fazer sabão caseiro, para reaproveitar o óleo de cozinha usado, é muito fácil, rápido e prático. Estou sempre experimentando novas receitas. Esta que fiz,  tem sabão em pó como ingrediente.Veja:

Como fiz:

  • Em um balde, coloquei 1 litro de água quente e acrescentei 250 ml de sabão em pó (usei o biodegradável) e misturei para dissolvê-lo;
  • Juntei ao balde, 2 litros de óleo usado, coado, e mexi para misturar bem ao sabão em pó;
  • Com cuidado, protegendo os olhos e as mãos, acrescentei 250 g de soda cáustica em escamas, à mistura de água, óleo e sabão, mexendo cuidadosamente por cerca de 40 minutos;
  • Coloquei a mistura pronta em recipientes (usei potes reaproveitáveis de sorvete e caixa de suco longa vida)  e deixei descansar por uma semana, para neutralizar o efeito da soda cáustica;

Após uma semana, fui cortar o sabão em pedaços, para obter barras e, pela primeira vez, alguma coisa não saiu conforme o esperado.  Eu havia usado um restante de soda cáustica que  estava guardada há 5 meses. Embora eu tenha mexido os ingredientes por mais de 45 minutos, ela não se dissolveu completamente. Ficaram umas escamas no fundo dos potes.

E agora, qual a solução?

Uma parte de óleo se separou de outra parte sólida. Guardei este óleo em um recipiente para testar uma nova receita de sabão  caseiro. Retirei, cuidadosamente as escamas de soda que não se dissolveram e experimentei a parte sólida do sabão no box do banheiro para comprovar sua eficácia. Deu certo. Os azulejos ficaram branquinhos e a crostinha que fica nos rejuntes saiu também. Pelo menos não perdi a receita totalmente.

O sabão caseiro que ficou separado do óleo rendeu apenas um pote de 500ml. Ele está sendo usado no próprio pote (eu prefiro assim, é mais econômico), para fazer  a limpeza geral. O sabão faz bastante espuma, limpa bem os azulejos e as grelhas do  fogão. O restante de óleo desta receita desastrada servirá para minha próxima experiência  de fazer sabão caseiro (com soda nova). Se der certo, venho aqui contar, com certeza. :)

Não vai fazer sabão? Doe o óleo usado.

  • A empresa Disque Óleo Vegetal Usado recolhe o seu óleo de cozinha para fazer sabão. Basta armazenar o óleo em garrafas pet de 2 litros (ou latas) e, quando tiver 3 garrafas cheias, ligar para o Disque Óleo: (21)2260-3326; 7827-9446; 7827-9449, solicitando a retirada.
  • Outro destino útil para o óleo usado, é levá-lo a postos de coleta nos supermercados Pão de Açúcar e Extra, ou a uma Igreja ou instituição perto de sua casa, onde há coletores indicados para esta finalidade.
  • Destes locais, o óleo de cozinha coletado é encaminhado por uma cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível ou sabão.

3 comentários

Compartilhar!

3 Responses to Errei a receita do sabão caseiro!

  1. Oi, tudo bem?
    Gostei muito dessa receita de sabão caseiro. Ainda não testei. No meu condomínio tem um programa de reciclagem. Mas a iniciativa é bem interessante.
    Gostaria de pedir que visistasse também o nosso blog. tem umas matérias interessantes sobre sustentabilidade e economia.
    http://blogprojetonacional.com.br/energia-eolica-nao-e-mais-um-moinho-de-vento/
    Visita lá depois.
    Um abraço,

  2. lea disse:

    minha receita de sabão não deu certo,não coloquei água quente,deve ser por isso,o sabão não endureceu como deveria ,como devo aproveitar esse material,alguem me ajuda? tem como reaproveitar a receita?

  3. TALITA disse:

    Aconteceu a mesma coisa com o meu sabao so que a soda era nova nao sei bem o que deu errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes