Como mudar uma orquídea de vaso

Depois de pagar mico explicando quais os tipos mais comuns de crescimento de plantas, aqui vai um passo a passo de como fazer o transplante de uma orquídea simpodial – aquela que cresce “caminhando” no vaso. A modelo é aquela Cattleya dolosa coerulea que eu já mostrei aqui.

Mudar a planta de vaso é algo bem simples e que deve ser feito a cada dois ou quatro anos, porque o substrato vai apodrecendo e matando a planta junto. Com o tempo ele fica ácido, para de reter nutrientes e deixa a orquídea muito mais sujeita ao ataque de fungos e bactérias. Aí, a planta vai minguando, nenhum adubo ou inseticida funciona e a gente não sabe o motivo… quando se dá conta de que é o substrato, às vezes, já é tarde demais.

Vale lembrar que o xaxim – substrato número um das orquídeas – é praticamente infinito e, mesmo quando está velho, oferece uma porção de nutrientes interessantes para algumas espécies de orquídeas. Por isso, se sua planta estiver no xaxim, dificilmente você precisará replantá-la. Acontece que, depois de anos de extração desenfreada, o xaxim está (lagriminhas…) oficialmente em extinção.

Então, a gente tem de se contentar com seus substitutos, ainda que nenhum deles chegue à altura: fibra e casca de coco, casca e cone de pinus, carvão, sabugo de milho, coxim, pedaços de cabo de vassoura, retalhos de pneu, sementes de açaí e seriguela ou uma mistura de dois ou mais desses itens.

PS: Aguentou até aqui? Tem mais vídeo:
Tipos de crescimento
Transplante de Cymbidium
Making of

Deixe um comentário

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma iniciativa

Adicione o banner

Ecoblogs

Adicione o banner do Ecoblogs em seu blog.
Copie o código abaixo:



Flor do Dia - Ecoblogs

Adicione o banner da nossa série em seu blog.
Copie o código abaixo:


Feed RSS

Participantes